Casa há muito tempo não é mais aquele quadrado com tijolinho à vista e telhado vermelho. A arquitetura moderna pegou carona na sustentabilidade, integra o ambiente à sua volta e, com ousadia de formas, cria ambientes aconchegantes, futuristas e até há pouco impensáveis.
Casey Key Guest House
Localizada em uma ilha na baía de Sarasota, na Flórida, EUA, essa casa de hóspedes foi construída em meio aos nós intrincados - moldados pelos ventos predominantes da região – de velhos carvalhos.
É que o dono encomendou “casa na árvore”, e o escritório de arquitetura
TOTeMS fez exatamente isso: um loft de um quarto, banheiro e uma sala, organizado para proporcionar privacidade e oferecer uma vista deslumbrante.
O projeto destina-se a evocar uma arquitetura orgânica, segundo a qual a casa é influenciada e, dizem, ao mesmo tempo reinventa o local onde foi construída.
Villa Valls
A
Villa Valls, criação dos escritórios de arquitetura
Search e
Christian Muller, já se tornou um marco local em Vals, cidade termal na Suíça. Trata-se de uma casa de três andares, completamente escondida no interior de uma montanha, a não ser pela entrada e um terraço.
Mas se engana quem pensa que é um lugar escuro e sombrio – longe disso: ela tem quatro quartos, três banheiros, uma sala de jantar, uma cozinha e a sala de estar, tudo decorado ao estilo minimalista.
-
Eco Perch
Essa pequena casa pré-construída, que pode ser erguida em 5 dias, é criação da empresa de construção Blue Forest, baseada em East Sussex, na Inglaterra.
Pode ser considerada uma casa de árvore de luxo: montada com materiais naturais, ela se integra facilmente à paisagem. Seu interior mede 6 x 8 metros, com cozinha e sala de jantar, sala de estar e quarto, pode comodamente quatro pessoas.
Envolta em uma superfície de telhado contínuo, sua geometria oval ainda compreende janelas e varanda. Pode ser remodelada para servir de escritório ou sala de aula.
-
Blob VB3
Essa é para o interessado levar no carro, se não se incomodar de se hospedar, literalmente, em um ovo. Criação do escritório de arquitetura belga
DmvA, foi projetado inicialmente como um escritório móvel.
Com pequenas mudanças, designers transformaram o Blob em uma pequena casa elegante.
É pequeno sim, mas tem tudo o que se pode esperar de uma casa: cozinha, banheiro, cama e — armários! Na verdade, pequenos nichos organizadores.
-
House on the Flight of Birds
Como o nome diz, essa casa se assemelha ao voo de um pássaro e foi projetada pelo arquiteto português
Bernardo Rodrigues. É uma mistura de formas e curvas, que resulta em um espaço confortável e alegre.
A casa foi construída em São Miguel, na Ilha dos Açores, em Portugal, uma região exposta a ventos e chuvas frequentes, motivo pelo qual o arquiteto pensou em usar as formas para bloquear os ventos, e criou em seu interior diversos espaços, com pátio coberto no piso térreo.
As paredes de vidro são uma forma de aproveitar a luz e o verde exuberante do exterior.-
The Cube
Ousado, esse prédio de apartamentos de luxo no distrito oriental de Beirute, no Líbano, criado pelo escritório holandês
Orange Architects, em forma de cubo, tem um ousado e interessante design. A forma atinge a altura máxima permitida para a produção de plantas flexíveis de maneira a otimizar uma vista impressionante da cidade e do Mediterrâneo.
Cada piso está empilhado de forma tal que cada um tem uma área diferente, com o conjunto mantendo a estabilidade estrutural.
Contínuas janelas oferecem ângulos preciosos da magnífica vista. Varandas ao ar livre contendo jardins e terraço e um parque infantil são colocados dentro de nichos naturais. O estacionamento coberto está escondido na base da torre, coberta com vegetação nativa.
-
House Mahina
A casa Mahina (palavra maori para lua), foi desenhada pelo escritório neozelandês
Weber Consultoria na forma de lua crescente, para ser construída na ilha de Kawau, a cerca de 60 quilômetros ao norte de Auckland, na Nova Zelândia.
Com janelas do chão ao teto e interior moderno, todo em branco, essa luxuosa casa tem cerca de 77 metros quadrados, com salas, deck, piscina e regulagem de temperatura interna.
Las Lomas
A casa fica em Lomas del Mar, praia em Cerro Azul, a 120 quilômetros de Lima, no Peru. Foi projetada por
Vértice Arquitetos, e construída sobre um monte rochoso e arenoso em forma de meia curva que atinge 48 metros de altura acima do nível do mar e cai abruptamente 8 metros em sua parte mais baixa.
Tem uma vista de 180 graus para o Oceano Pacífico, ao sul, e uma vista panorâmica da praia para o leste e para o norte. É baseada sobre dois blocos paralelos, um apoiado no outro, para oferecer essa vista toda. Os blocos são unidos por um eixo de circulação principal, que termina em uma piscina igualmente com vista para a praia.
Concreto branco nas paredes, aço inoxidável, vidro temperado e pedra de granito foram os materiais utilizados na construção.
-
Ninety7 @ Siglap
Essa casa diferente e intrigante, chamada Ninety7 @ Siglap, projetada pelo escritório de arquitetura
Aamer, foi construída em Singapura.
Super-criativa, como se vê, oferece vistas esplêndidas: os quartos da família ficam no terceiro piso superior e a eles está reservada a melhor visão.
A sala de estar e jantar ficam no segundo piso, ligadas a varandas externas e terraços, onde o telhado faz uma curva estratégica para canalizar brisa por toda a casa.
Os quartos de hóspedes estão localizados no térreo, e se abrem para um terraço aberto, à beira da piscina.
-
Villa Aura
Essa deslumbrante construção, projetada por
Mobius Design, fica na ilha de Chipre, no Mediterrâneo, ao sul da Turquia, próximo ao aeroporto internacional de Nicósia, a capital.
Com um desenho futurista, essa casa tem 912 metros quadrados. que abrigam seis quartos, banho turco, sala de leitura, sala de ginástica, adega, duas jacuzzis, plataforma de ioga e uma imensa piscina.
Esta fantástica moradia está à venda por módicos apenas 12,5 milhões de euros, algo como 32 milhões de reais.
Fonte: Veja